6 de janeiro de 2018
Primeiro Amor - Ivan Turguêniev

Olá, pessoal!


    No ano passado tive a oportunidade de ler um livro muito famoso de Ivan Turguêniev e, por alguma coincidência do destino, usei, em uma aula, um texto que falava sobre outra obra desse autor, Ássia. Fiquei super curiosa, procurei, procurei, mas só achei esse livro na Estante Virtual por um preço nada amigável e acabei chegando a essa outra novela muito bem escrita e gostosa de ler. 
Primeiro Amor foi publicada durante o período romântico e traz todos os elementos característicos dessa escola, começando com uma conversa entre amigos, já na meia idade, falando sobre como se deram seus primeiros amores. Apenas um desses amigos leva a tarefa a sério, escrevendo uma narrativa sobre o caso. 
Conhecemos então o jovem Vladimir Petrovitch que, no Verão de 1833, apaixonou-se pela princesa* Zinaida Zassiékina. Durante essas férias, ele passou o tempo inteiro pensando nessa moça, admirando-a, flertando e perseguindo-a incessantemente (bem século XIX mesmo), dividindo atenções com outros pretendentes. Esse sentimento, no entanto, não é recíproco e a princesa  estava sempre brincando com os admiradores, incluindo nosso narrador que se tornou um jovem melancólico e infeliz. 
É quando um escândalo acontece envolvendo Zinaida e um amante, fazendo com que Vladimir fique completamente desenganado e não consiga superar esse amor mesmo já adulto e bem sucedido. 
Como dito antes, essa novela tem muitos elementos românticos como o amor idealizado, o fatalismo e algumas pistas sutis, logo no início da narrativa do possível fim das personagens. 
Confesso que gostei muito mais dessa história do que da anterior, Pais e Filhos, e agora estou bem mais empenhada em ler tudo o que esse autor escreveu. Sério, se você nunca leu literatura russa, Turguêniev será um ótimo começo.

*Observação: na Rússia czarista, os títulos de nobreza podiam ser comprados ou distribuídos pelo czar como prêmios, logo, Zassiékina não é um membro da nobreza, na verdade, ela é bem podre e tem uma origem bem humilde. 

2 comentários:

  1. Ainda não li, mas parece ser bem interessante :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      É muito legal mesmo, literatura russa sempre é maravilhosa <3

      Bjs

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D