"Eu ficava olhando seu gesto impreciso porque uma bolha de sabão é mesmo imprecisa, nem sólida nem líquida, nem realidade nem sonho."
Segundo livro de contos da autora que tive o prazer de ler, A Estrutura da Bolha de Sabão nos mostra o quão efêmeras conflitantes e contraditórias são os relacionamentos humanos.
Cada uma das narrativas é situada na primeira metade do século XX tratando de assuntos inerentes à época, mas que, infelizmente, ainda existem hoje em dia.
Em A Medalha, A Confissão de Leontina e Missa do Galo vemos como as mulheres são vilipendiadas e injustiçadas. No primeiro, há a péssima relação entre uma mãe e sua filha considerada por essa uma "devassa", no segundo, uma jovem sempre deixada de lado, que precisou prostituir para sobreviver, é acusada injustamente de um assassinato e não tem ninguém para ajudá-la e no terceiro, como a mulher está sempre à sombra dos homens e não tem nenhum direito a liberdade.
"Temos que cumprir nossas tarefas. O resto é supérfluo. Se houver prazer, melhor, mas e se não houver? Ora, ninguém vai morrer por isso"
O Espartilho, meu favorito, traça um panorama peculiar e bem explorado pela autora em outros textos: a hipocrisia e a duplicidade da vida das grandes e nobres famílias paulistanas da época. A protagonista descobre da pior maneira possível todos os podres dos heróis cultivados ao longo de toda a sua vida no álbum de fotografias da família e tenta desvencilhar-se disso.
A Testemunha e A Fuga conferem um tom mais enigmático e sombrio ao livro, assemelhando-se a Venha Ver o Pôr do Sol, porém sem a mesma genialidade.
Gaby e o conto que dá nome a obra deixam a desejar, destoando bastante de toda a intensidade reflexiva e intimista das demais narrativas.
A Estrutura da Bolha de Sabão foi uma leitura muito prazerosa e surpreendente, muito mais interessante do que Antes do Baile Verde, e olha que gostei muito deste último, mas Lygia Fagundes Telles sempre tem algo de muita importância para compartilhar conosco sendo a leitura de seus textos obrigatória ara qualquer um que goste de analisar a complexidade das relações humanas e do papel da mulher em sociedade.
Olá,tudo bem?
ResponderExcluirNão é o tipo de livro que estou acostumada a ler e também não conhecia essa autora,mas gostei bastante da resenha.
Olá! Tudo bem sim e com você?
ExcluirOlha, recomendo muito que leia os textos de Lygia Fagundes Telles, ela escreve muito bem =)
Bjs
Olá, tudo bem Andrea?
ResponderExcluirFico feliz que a leitura, o livro tenha te conquista, isso é muito bom quando acontece. Sobre o livro em si achei a premissa interessante, gostei da sua resenha e por isso vou anotar a sua dica!
Abraço!
Oi, tudo bem e com você?
ExcluirEspero que leia mesmo, é um ótimo livro de contos =)
Bjs
Que demais essa dica Andrea, realmente parece ser uma dica bem fascinante e envolvente, ainda mais de acordo com os relacionamentos que ali são abordados. Amei essa capa.
ResponderExcluirBjs
Sim, é um ótimo livro de contos mesmo =)
ExcluirOi Andrea, tudo bem?
ResponderExcluirMais um livro para a minha listinha de desejados. Eu pretendo ler mais contos este ano e gosto dessa discussão sobre relacionamentos. Adorei sua resenha.
Beijos
Oi, Tudo bem sim e com você?
ExcluirLeia sim!! É muito bom, com certeza vai gostar =)
Bjs
huum,adoro livros de contos esse parece ser muito interessante 🌟
ResponderExcluirMuitos beijos e abraços!!🌼
http://www.ummimoso.com/
Então vai gostar desse =)
ExcluirBjs
Parece um livro muito bom, já ouvi maravilhas a respeito da autora e de seus contos.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Ela é maravilhosa mesmo!!
ExcluirBjs
Estou separando uns contos para ler, e este livro me chamou atenção. Obrigada por apresentá-lo, pois não o conhecia ainda.
ResponderExcluirBjs Rose
Ah, leia sim!! É muito legal mesmo =D
ExcluirBjs
Eu não conhecia a autora e achei a sua resenha muito interessante, fiquei curiosa para ler a obra e se eu vier a ler eu espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirAh, menina, leia mesmo! Lygia fagundes Telles tem uma escrita maravilhosa, vale muito a pena!
ExcluirBjs
Ola, eu nunca li nada dessa autora e também nunca ouvi mais esse tipo de livro não faz parte dos que costumo ler mais como esse ano estou tentando sair da minha zona de conforto vou anotar a dica
ResponderExcluirOlá!
ExcluirLeia sim, essa autora é maravilhosa!
Bjs
Olá!
ResponderExcluirQue interessante esse livro. É praticamente um compilado com várias histórias. Tem muito tempo que não leio nada dessa autora mas gostei de conhecer mais da sua experiência com esse trabalho.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá!
ExcluirSim, é uma coletânea de contos escolhidos.
Espero que possa lê-los.
Bjs
O que dizer de Lygia Fagundes Telles? Simplesmente, rainha. Amo de paixão sua escrita e o seu trabalho.
ResponderExcluirClaro que existem contos que realmente se destacam, obras que nos apanham em cheio e outras que nem tanto, mas nada que possa atrapalhar o trabalho e a admiração que sentimos por ela, né?
Ótima resenha!
Beijos,
Ludmila Bahia
http://submundosliterarios.blogspot.com.br/
Concordo com tudo o que você disse!! =D
ExcluirAdoro essa autora e quero ler tudo o que ela já escreveu!
Bjs
Olá!
ResponderExcluirDa Lygia Fagundes Telles apenas li Venha ver o Pôr do Sol e gostei bastante.O titulo já diz muitas coisas da história que vai ser contada,uma bolha que representa a sociedade e seus conceitos sobre as mulheres,gostei bastante do que foi contando na resenha e espero ler em breve.
Beijos
Olá!
ExcluirEsse conto é mesmo muito bom!
Ah, essa interpretação está certíssima! =D
Bjs
Olá, ainda não conhecia esse livro, mas como quero muito ler algo da autora e como amo contos, com certeza vou querer ler esse livro depois de conferir sua ótima resenha.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirLeia sim, com certeza vai adorar! =)
Bjs e obrigada!
me apaixonei por Lygia desde Ciranda de Pedra... tenho esse titulo aqui mas ainda não tive a chance de ler, adoro os contos, a maneira como ela aborda determinados assuntos e os contos desse livro me parecem ser um belo tapa na cara da sociedade...
ResponderExcluirbjs :D
Ah, eu também comecei a gostar mesmo dessa autora após a leitura de Ciranda de Pedra. *___*
ExcluirE sim, esse livro é mesmo um tapa na cara da sociedade e muito bem dado. =D
Bjs
Olá!
ResponderExcluirAmo a Lydia, li outro livro de contos dela, mas faz tempo e não me lembro do nome, mas sei que é maravilhosa em seu modo de contar histórias, já vou colocar esse em minha lista!
Olá!
ExcluirSim ela é mesmo muito maravilhosa =)
Bjs
ouwnnn ainda não tenho esse livro entre os da autora, está em minha lista, pretendo reler As Meninas para resenhar no blog. excelente indicação de leitura, parabéns pelo blog, dá prazer em ler.
ResponderExcluirAh, quando puder, leia porque é muito legal mesmo. Acho que você gostar desse e de As Meninas também!
ExcluirObrigada, Lilian! Também adoro visitar seu blog *____*
Bjs
Oi, tudo bem? Alguns assuntos são tão antigos e recentes ao mesmo tempo. Em muitas camadas sociais a mulher ainda é vista como ser inferior, sem capacidade e que não pode ser igual ao homem tanto em deveres quanto em direitos. A premissa é bem interessante, nunca li nada da autora mas fiquei curiosa. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá, tudo bem sim e com você?
ExcluirSim, infelizmente, é verdade... Espero que possa ler esse livro e absorver as críticas que ele traz.
Bjs
Olá, não conhecia esse livro de contos, mas pelos seus comentários os contos parece estarem bem bacana e com boas reflexões *-* Adorei a dica.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEsse livro é bem legal mesmo =)
Bjs
Parece uma leitura deliciosa! Gosto muito da autora e já fiquei doida para conferir <3
ResponderExcluirQue bom!! espero que faça essa leitura e goste =D
ExcluirBjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas confesso que nem é o tipo de livro que eu costumo ler.
Bjs
Olá! Tudo bem sim e com você?
ExcluirQue pena, Lygia Fagundes Telles é uma autora incrível =(
Bjs