9 de dezembro de 2017
7 motivos para não ler "Os Magos" de Lev Grossman


Ano passado eu assisti à série The Magicians e até achei interessante apesar de não ter gostado dos furos de roteiro e da incoerência recorrente entre os episódios, por isso achei que o livro seria melhor e mais detalhado, ledo engano, jovem padawan.... A experiência de leitura foi péssima e larguei o livro na metade. Logo, vou elencar aqui todos os pontos negativos que encontrei nesse livro como uma forma de desabafo e de aviso também para que você não peca o seu tempo... porque, ô, livrinho ruim, gente...


1 - O protagonista não é carismático e também não é profundo.

Quentin Coldwater é um jovem quase gênio e sabe disso, o que o faz achar-se melhor do que todas as outras pessoas, aproximando-se delas apenas por interesse e para aumentar sua introspecção, ele é obcecado por uma série de livros chamada Fillory e Além. Ele está sempre reclamando de algo, sempre se achando melhor, sempre criticando os outros e não olhando para si mesmo, enfim, cara chaaaaaaato. 


2 - Se nem o protagonista é profundo, imagine o restante das personagens...

Nossa, sabe quando um colega te conta uma história e apenas vai falando os nomes das pessoas pressupondo que você já as conheça ou que elas não tenham relevância? Essa é a impressão que temos ao ler as descrições das demais personagens desse livro, não sabemos quase nada a respeito delas, elas não tem uma voz, não tem pensamentos, nada.


3 - O narrador é em 3ª pessoa, porém ele não é onisciente, nem observador, ele apenas acompanha o protagonista. 

Isso é algo bizarro... Se o narrador é em terceira pessoa, imaginamos que a história será mais dinâmica e abrangerá um maior número de personagens e situações, porém, aqui isso não acontece. O narrador só analisa e nos conta as impressões do protagonista, apenas, todo o resto fica em segundo plano ou é esquecido, fala sério, se era para escrever a história assim que o fizesse com um narrador em 1ª pessoa, seria muito mais coerente. 


4 - O desenvolvimento da história é chato. 

Não há detalhamento de nada, mas é isso mesmo que deixa tudo maçante. Quentin vai a essa Faculdade de Magia e ao invés de nos falar sobre as disciplinas e experiências, ele fala da sexualidade, farra e bebedeiras dos colegas, ou seja, é como se dissesse: Dane-se o fato de eu estudar em uma FACULDADE DE MAGIA eu quero é ficar xeretando a vida sexual dos outros! 


5 - O aparecimento do "vilão"

Acontece de maneira ridícula por causa de uma brincadeira que Quentin fez com o professor durante uma aula... Não colou. 


6 - A série é muito melhor. O_O

Apesar de também ter personagens rasas, a série é muito mais aprofundada e tem um argumento mais plausível, mesmo com os famigerados furos no roteiro... contrastando bastante com o texto original que não tem aprofundamento nenhum de nada e é mais incoerente ainda... 


7 - Referências? 

A cada linha de Os Magos você se pega pensando "Eu já vi isso em algum lugar"... Isso porque o autor claramente de inspirou em autores como J.K. Rowling, C.S. Lewis e outros tantos para criar sua narrativa, mas é tudo tão mal desenvolvido que parece que ele apenas "jogou" os elementos ali e deixou para você leitor de virar e, sinceramente, eu prefiro ler as fontes... 


Enfim, esses foram os motivos que me fizeram desistir da leitura de Os Magos e passar bem longe de sua continuação, confesso ter ficado tão chateada que nem tenho mais vontade de assistir à série mesmo tendo gostado dela, fiquei decepcionada mesmo e não recomendo a ninguém essa leitura, pois não vale a pena, de verdade, é melhor reler Harry Potter ou qualquer outra história legal sobre magia do que perder seu tempo com esse livro. Fica o alerta. 



32 comentários:

  1. Oi, Andrea!
    Se eu já acho o Quentin um porre às vezes na série, quem dirá no livro... Acho que vou passar longe dele porque você não é a primeira pessoa que vi reclamando.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza!
      Passe mesmo! Essa leitura é pura perda de tempo! =(
      Beijão!

      Excluir
  2. Meu Deus, muitas vezes me pegava pensando em ver essa série, você me fez poupar tempo da minha vida, obrigada k. E agora também sei com qual livro nunca gastar meu dinheiro.
    Adorei sua resenha super sincera e nos poupa tempo e dinheiro.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude ajudar! Porque realmente essa história é uma perda de tempo....

      Excluir
  3. Andrea é muito chato quando começamos a ler um livro e a história não anima a gente nós colocamos fé que vai ser bom mas no final só nos dá uma decepção. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas obrigada pelo alerta pois livros assim é perder tempo, e é melhor ficar longe deles bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muito chato mesmo, estava com bastante expectativa, mas... não foi dessa vez...
      Bjs

      Excluir
  4. Obrigada pela informação, me fez poupar tempo pois já tinha me interessado pela série, gostei da sua honestidade

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que bom essa sua informação, poupa de ler algo realmente ruim. Confesso que eu não conhecia nem a série e nem esse livro, foi bom saber! Adorei sua sinceridade de contar o que realmente achou. abraços

    ResponderExcluir
  6. Quando a série é melhor que o livro, algo correu muito mal... o que me pergunto é como que uma narrativa fraca e com personagens pouco densos acaba por ser adaptado para TV. Acho revigorante uma resenha como a sua, sem medo de dizer o que acha e fundamentando as suas opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que para as emissoras o que interessa é a audiência, se o livro foi considerado best-seller então, adaptam, mas nem todo best-sellers é uma boa história... só significa que vendeu muito.

      Obrigada! =)

      Excluir
  7. Gosto de posts sinceros assim! Muito bom poder ver algo tão real assim, é difícil encontrar um post que elenque coisas negativas de uma obra e considero isso algo excelente! É bom saber onde não vou me atrever a ler para não me decepcionar. Gostei do post assim, foram ótimos sete motivos para não ler Os Magos, até porque protagonista bom é essencial nas coisas que gosto. Muito obrigada pelo aviso o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem! =)
      Aqui no blog tento sempre trazer opiniões sinceras, é lógico que cabe a cada um formar sua própria opinião, mas, pelo menos, eu aviso =)
      Também detesto protagonista que não muda, não amadurece!

      Excluir
  8. Este romance emocionante baseia-se nas convenções de romances de fantasia contemporâneos e clássicos, a fim de levá-los e contar uma história obscurecida sobre o poder da própria imaginação" Os Magos são para Harry Potter como um tiro de whisky irlandês é um copo de chá fraco. ... As sensibilidades de Grossman são completamente adultas, sua narrativa escura e perigosa e cheia de torções. Hogwarts nunca foi assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem o que você quis dizer, mas continuo achando esse livro muito chato O_O

      Excluir
  9. É tao ruim assim? Fiquei até interessada em ler para tirar a prova dos nove. Vou ler e depois volto para te dizer se concordo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu achei péssimo, tanto é que só li metade, mas, se você se interessou, lê sim e me diz o que achou! Vou adorar saber sua opinião =)
      Bjs

      Excluir
  10. olá , tudo bem ? Leio pouco e gosto de ler as resenhas antes de escolher
    minhas leituras para não perder tempo . obrigado por compartilhar sua sincera opinião. Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Sinceramente, você vai encontrar livros bem melhores para ler =)
      Bjs

      Excluir
  11. Nossa, é desse jeito o livro?
    Eu tenho ele aqui a algum tempo, mas nunca me interessei em ler e acho que não vai ser agroa que vai acontecer haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho melhor passar esse livro para frente, ou você pode lê-lo e depois me dizer o que achou dele =)

      Excluir
  12. Não tem coisa pior do que começar um livro e se decepcionar com ele,pois o livro tem que prender o leitor fazer a gente se sentir na história apresentada.
    Bjs
    http://www.divamodaefotografia.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gente, morri de rir com tua sinceridade sobre o livro, haha. The Magicians está na minha lista para maratonar então já estou consciente que a série consegue ser melhor que o livro. Gostei o que falaste sobre o lance da 3º pessoa, muitos livros pecam no desenrolar por causa disso, todo cuidado é pouco. Amei o post, beijos.

    ResponderExcluir
  14. Realmente, é bem chato quando o autor n explora os personagens como poderia! Não conhecia essa obra, talvez eu de uma chance pra ela... mas confesso, teu post me deixou um pouco desanimada kkkkkkk mas gostei de saber suas impressões!

    https://blogalaxyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    nossa eu não conhecia esse livro, muito menos a série só que como pude ver não perdi nada. Quando o livro é ruim não tem como contestar né mesmo, eu gostei desse tipo de post espero ver mais. bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Realmente, se o livro é ruim (não fui a única com essa opinião na blogsfera) melhor investir o seu tempo em algo melhor que realmente te traga algo bom. =)
      Bjs

      Excluir
  16. Geralmente os livros são bem melhores que assistir, mas se o livro não é o que esperamos realmente desanima e é frustrante, muito boa sua opinião, um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas é preciso falar sinceramente para que outras pessoas não caim nessa também =)
      Bjs

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D