18 de setembro de 2017
[FILME] - O Nome da Rosa


Há tempos queria conhecer essa história, mas nunca tinha oportunidade de assisti-la e muito menos de lê-la, até que em um domingo preguiçoso, Samuel e eu decidimos nos aventurar nesse enredo. 
Acredito que a maioria saiba do fato deste filme tratar de uma adaptação do livro homônimo do já falecido Umberto Eco
O longa se passa no interior da Itália medieval, mais precisamente, em um mosteiro que é também a maior biblioteca da cristandade. William de Baskerville e seu pupilo Adso vão até lá por causa de um concílio realizado entre sua ordem (franciscanos) e os representantes do Vaticano. Percebemos haver uma rixa de todos contra essa ordem mendicante, pois estes querem uma Igreja verdadeiramente devota e humilde algo totalmente contra os próprios interesses dos líderes da mesma, além da questão do humor e riso sendo vistos como algo normal para os primeiros e um pecado terrível para todos os outros... 
O cenário já não era favorável a nossos amigos e uma série de mortes misteriosas, ou seriam assassinatos? Faz com que William e Adso comecem uma investigação que revelará o quão podre era a vida em um mosteiro medieval...
Como dito acima, esse filme faz uma reconstituição de época fiel, até mesmo fiel demais ao período (o que pode incomodar um pouco aos de estômago mais sensível), ademais as referências a Sherlock Holmes são também muito interessantes de se acompanhar e o desfecho é surpreendente e dá margem para muitas interpretações sobre o porquê de "O nome da Rosa"... 
Logo, se você gosta de histórias ambientadas na Europa do século XIII e narrativas policiais com certeza vai adorar esse filme e consequentemente o livro que pretendo ler em breve também. =) 

9 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas em lembra Anjos e Demônios, que eu gostei muito.
    Sendo assim vou procurar pra assistir, só fiquei preocupada com a parte do estômagos fracos kkk, será que o meu é?!

    Beijos Andrea
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/o-bilhete-na-garrafa-thiago-andrey.html

    ResponderExcluir
  2. Já havia visto o pôster desse filme, que é um clássico. Inclusive, já pensei em ler o livro, pois acho que deve ser uma ótima leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oii! Esse filme é muito bom mesmo, o mistério e a história naquele mosteiro tonam-o muito envolvente, sem deixar de mencionar o final que foi bem surpreendente. Sua crítica está ótima, bjss!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo não só este filme, como o livro também. O filme eu cheguei a ver umas duas vezes, e sempre foi uma emoção diferente. O livro que eu tenho, e até parece uma bíblia, eu já li 3 vezes. Recomendo ambos.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme e gostei da dica, anotei aqui para quando tiver numa vibe para assistir filmes incluir ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o filme, mas achei a premissa dele bem interessante e fiquei com a impressão que eu gostaria. Vou anotar o nome para assisti-lo depois.

    ResponderExcluir
  7. Já vi o filme algumas vezes, então claro que gosto dele... Hehe... A reconstituição da época me parece bem fiel mesmo. O livro pretendo ler um dia também, mas ainda não tive oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Oieee, nunca vi o filme todo, apenas algumas partes pois sempre acabava dormindo, ainda tenho curiosidade de saber como termina, gostei bastante de ver sua opinião, obrigada!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gostei muito da sua resenha e consegui ter um vislumbre excelente da história. O livro parece ser uma leitura que vale a pena e com certeza já está na minha lista. Excelente post!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D