12 de setembro de 2017
A Terra dos Meninos Pelados - Graciliano Ramos


Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre mais um livro infantil de "mestre Graça", dessa vez, o arauto da valorização da diversidade: A terra dos meninos pelados
Publicada em 1939, essa novela conta a história do menino Raimundo que é careca e tem um olho azul e outro castanho, por causa disso, ele sofre com o preconceito das crianças de seu bairro que não o incluem em suas brincadeiras por ele ser diferente. A solidão faz com que nosso protagonista invente um lugar especial onde todos têm as mesmas características que as dele e são felizes assim. 
Um dia, tentando isolar-se por causa das perseguições e insultos, Raimundo "chega" a Terra dos Meninos Pelados, mas percebe que nem sempre ser "igual" é bom e que ninguém deve obrigar ninguém a obedecer determinados padrões, não importam os motivos. 
Essa obra, por ser infantil, aborda o tema diversidade e preconceito de maneira singela e lúdica, algo que gostei muito. Além disso, minha edição da Record traz um glossário bem interessante e informações sobre o autor e contexto da obra, dois pontos bem importantes para melhorar a experiência de leitura dos pequenos. Achei muito válido e com certeza educadores e pais deveriam ler esse livro para discutir o tema com as crianças. 

11 comentários:

  1. Embora já tenha lido alguns livros do Graciliano Ramos, este eu não conhecia... Que sinopse linda! Tenho certeza que é daqueles livros que seriam obrigatórios na leitura escolar infantil se os educadores valorizassem mais nossos grandes nomes... Parabéns pela breve resenha que foi muito bem escrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito lindo e deveria mesmo ser lido nas escolas =)
      Obrigada!

      Excluir
  2. Olá!
    Parabéns pelo texto. Você foi sucinta, conseguiu mostrar como o livro é atraente e os temas que ele aborda.

    ResponderExcluir
  3. li essa obra e realmente é bem interessante de se trabalhar com as crianças... adoro Graciliano <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma obra interessante do Graciliano, fiquei curiosa para cinhecer melhor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Ainda preciso ler esse livro, mesmo sendo uma obra infantil e que claro deveria ser uma leitura para toda e qualquer criança, mas até nós, mais adultos e jovens precisamo de ler histórias com temas tão importantes como estes.

    ResponderExcluir
  6. Eu ja ouvi muito sobre esse livro, morro de vontade de conhecer a história, principalmente porque meu TCC é sobre educação infantil e eu estava pensando em indicar ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea!!
    Eu li esse livro tem muitos anos, mas confesso que não lembro dele. Vou até procurar para saber se minha mãe ainda tem o livro!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei da capa e do enredo.
    Se eu encontrar na biblioteca que venho visitando, vou pegar pra ler ><
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D