15 de agosto de 2017
Trilogia Reckless - livros 1 e 2


Olá, pessoal! Gostei desse negócio de fazer postagens dos dois primeiros livros de uma trilogia! Na anterior, não tenho muita certeza de que lerei o último volume... mas essa? Nossa, foi difícil não correr na livraria e comprar o desfecho dessa história tão incrível e bem escrita! Antes de começar a leitura, se você ainda não leu o livro 1 ou o 2, melhor não ler essa resenha até o fim para evitar possíveis spoilers... 

Em A maldição da Pedra, primeiro livro da série, conhecemos os irmãos Reckless: Jacob e Will em um momento muito complicado de suas vidas, pois o pai deles sumiu sem deixar rastros, fazendo com que a família fosse completamente arrasada. Um ano após o acontecido, Jacob, o mais velho, vai mais uma vez ao escritório do pai em busca de alguma informação, quando analisa um espelho que sempre estava ali, mas nunca chamara sua atenção e descobre ser esse uma passagem secreta para um outro mundo...
Muitos anos se passam e Jacob, agora um homem adulto e caçador de tesouros, passa mais tempo em "O Mundo do Espelho" do que no nosso, despertando a curiosidade de seu irmão Will, fazendo com que este o siga e atravesse o espelho, só que isso acaba muito mal porque o mundo encantado está vivenciando uma guerra entre humanos e uma raça de homens de pedra, os Goyls, e Will é acometido pela "maldição da pedra", feitiço criado por uma fada, que nesse mundo é praticamente o que nós acreditamos serem os deuses, para subjugar os humanos e garantir a vitória dos homens de pedra e o pior de tudo é que apenas ela, a Fada Escura, pode desfazer esse encanto, deixando a vida de Jacob e seu irmão ainda mais desesperadora...
Esse romance é muito bem escrito! A autora subverte de maneira muito criativa várias das criaturas e histórias de contos de fadas conhecidos por nós, o que é muito instigante ao longo de toda a leitura, além disso a crítica social encontrada nessa narrativa é muito inteligente e as metáforas com os problemas de nosso mundo real seriam sutis para as crianças, público-alvo original da obra, mas para nós, adultos, são muito mais evidentes e reflexivas. 

O segundo livro, Sombras Vivas, nos traz mais uma busca desesperada, agora de Jacob por sua vida... No volume anterior, o herói fora enganado pela irmã da Fada Escura, sua ex-amante, a Fada Vermelha, e está amaldiçoado, ele já tentou de tudo para conseguir salvar-se sem nenhum sucesso até que descobre uma última alternativa: um artefato mágico do possível progenitor de todos os reinos humanos de O Mundo Atrás do espelho, a balestra de O Matador de Bruxas, mas além de precisar procurar pelo objeto considerado há séculos apenas uma lenda, ele ainda terá de concorrer com outro caçador de tesouros, sua morte cada vez mais eminente e o perigo de perder sua melhor amiga e possível amor de sua vida, Fux, uma mulher-raposa. 
Mais uma vez, a narrativa foi recheada de metáforas e intertextualidades, mostrando mais precisamente do que na obra anterior,como os governantes do mundo encantado são déspotas e só querem saber de poder e vingança, tornando a vida da população muito mais miserável do que já é com a tecnologia semelhante a dos séculos XVIII e XIX. Adorei essa leitura ainda mais do que a primeira e como dito no começo do post, foi muito difícil não comprar o último volume e conhecer logo o desfecho dessa história, porque o epílogo de Sombras Vivas foi muito, muito intrigante e promete demais! 

Então é isso, gente, finalmente, esse ano consegui ler uma série que me deixou verdadeiramente envolvida e cativada! Detalhe que ela não é young adult, ou new adult, e sim literatura infanto-juvenil, mas, pretendo continuar buscando exemplares agradáveis desses outros dois gêneros e espero ter boas experiências com eles. =)


11 comentários:

  1. Oiii Andrea tudo bem?
    Que demais essa sua divulgação menina, fiquei bastante contente em conhecer obras assim que me agradam e muito, sei que seria uma ótima pedida para mim, por isso irei aguardar as suas resenhas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Andrea, adorei conhecer esses livros.
    Eles possuem tudo que eu amo em uma boa narrativa.
    Já quero!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea! Eu não conhecia essa trilogia, mas ele me pareceu ser bastante original. E, eu fiquei curiosa a respeito das metáforas utilizadas pela autora para retratar problemas do mundo real. Adoro quando os autores colocam esse tipo de referência em seus livros, nos levando a refletir sobre problemáticas que vivemos, mesmo que de forma sútil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Mulher, eu achei as capas deles lindas demais. E que bom que você concluiu a série e principalmente fico feliz que tenha gostado tanto, nada mais frustrante que perder tempo com série ruim. Kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá, poxa, só pelas capas eu já quero ter esses livros. A história parece incrível pelo q vc conta e fiquei bem instigada a ler. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse trilogia, mas achei a premissa interessante, ainda mais por trazer criaturas e histórias de contos de fadas de uma maneira diferente.
    Não pretendo ler por enquanto, porque estou tentando evitar começar novas séries/trilogias. No entanto, adorei sua resenha e vou anotar a dica para ler mais para frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea!

    Fico muito feliz que você consiga ter encontrado uma série que realmente a impactou, pois o grande problema das sequências é literalmente isso, a maioria se perde. Por fim, não conhecia a obra, mas obrigada por me apresentar e parabéns pela coluna. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Geeente, não fazia ideia da existência dessas obras, mas já quero! Amei a forma como você apresentou a trilogia e mais ainda do fato de ser um livro excelente tanto para crianças quanto para adultos. Sou apaixonada por fantasia, fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trajetória dos irmãos.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto esses livros em varias livrarias, mas nunca parei para ler a sinopse e agora me arrependo muito pois amei a premissa da triologia. Com certeza está na minha listinha.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Já conhecia os livros e tive a chance de lê-los há algum tempo.
    Adorei ver eles por aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. bem, só li a primeira parte pra nao pegar spoiler... curto literatura juvenil e percebi que essa trilogia tem uma trama bem elaborada... nunca tinha ouvido falar dos livros até o momento mas já fiquei instigada a conhecer o enredo...
    bjs...

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D