4 de agosto de 2017
Contos de Machado de Assis


Olá, pessoal! Quem acompanha o blog a mais tempo, sabe o quanto eu gosto da escrita de Machado de Assis, mas não sou uma alienada, sei que esse autor têm um estilo peculiar e bem complexo nos romances, principalmente, em sua tão temida obra-prima Memórias Póstumas de Brás Cubas, só que meu primeiro contato com o autor foi com o conto A cartomante e achei tão incrível essa narrativa, decidindo partir para outras e mais outras que foram desafiadoras sim, porém, muito recompensadoras também. 
Logo, no ano passado, quando encontrei a edição da Melhoramentos desse compilado de contos não resisti e comprei. Foi uma ótima aquisição, pois pude relembrar o o porquê de minha completa admiração pelo autor. 
Esse livro traz quatorze contos divididos em algumas temáticas semelhantes, tais como: crítica social, adultério, casamento como instituição falida, o amor romântico sendo desacreditado e o que eu mais adorei por causa do teor reflexivo: a mentalidade corrupta e preguiçosa do brasileiro médio, algo retratado no final do século XIX que, infelizmente, perdura até os dias de hoje... Incrível como os textos machadianos são atemporais e mostram de maneira tão clara a realidade de nossa sociedade. 
Para quem não sabe, Machado de Assis inaugurou a escola Realista em nosso país ( para mais informações sobre o tema clique aqui), trazendo um estilo sarcástico e crítico, sendo isso muito objetivo nos contos, por serem narrativas curtas, e mais complexo e intertextual nos romances. O que quero dizer com tudo isso? Antes de enveredar por Dom Casmurro e companhia, leia as histórias curtas do autor, sinceramente, você terá contato com as características da escola literária, com o estilo do autor e melhor: vai admirá-lo, algo que não vejo em meus alunos, obrigados pelas circunstâncias a ler os romances machadianos... Sério, comecem pelos contos e depois me agradeçam pela dica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D