3 de janeiro de 2017
A senhora de Avalon - Marion Zimmer Bradley



Olá, pessoal!! Feliz 2017 para todos! Vamos começar esse ano concluindo um pseudo projeto de leitura. Quem acompanha o blog deve ter percebido que ao longo do ano li alguns livros do universo de As Brumas de Avalon. Alguns foram ótimos, outros nem tanto e nesse volume, A senhora de Avalon, felizmente, tive uma leitura bem prazerosa fechando esse primeiro ciclo com chave de ouro. Ainda há mais um romance dessa série que pretendo ler, mas ele nada tem a ver com os eventos do Ciclo Arthuriano. 
Pois bem, esse é o último romance, cronologicamente, falando anterior ao de Morgana, Arthur e companhia e é divido em três partes sendo que cada uma delas vai narrar a vida de uma Senhora de Avalon diferente, além do que estava acontecendo com a Grã Bretanha do período. 
Na primeira parte, intitulada, A Feiticeira, veremos a continuação de A Casa da Floresta, tendo Caillean como Grã Sacerdotisa, a primeira relação de Avalon com os cristãos liderados por José de Arimateia - extremamente amigável, porém, após a morte deste, obriga a sacerdotisa a separar a ilha encantada da Ilha dos Padres - e claro, conheceremos também o filho de Eillan e Gaius, Gawen, o primeiro Pendragon e dele, juntamente com Sianna, filha da Rainha das Fadas, surgirá a linhagem tão conhecida de As Brumas. 
Na segunda parte, A Grã Sacerdotisa, acompanharemos Dierna, neta de Sianna, e a jovem Teleri, filha de um príncipe bretão, e esta foi a parte chata do livro! Não me interessei nem um pouco por essa grã sacerdotisa ou por sua sucessora, ou mesmo pelas invasões saxônicas e as incessantes tentativas dos bretões de livrar-se do domínio romano, mas é aqui que começamos a enxergar o modo calculista e até mesmo abusivo como A senhora do Lago interfere na vida de seus protegidos, causando tragédias em suas vidas. 
Já a terceira e última parte, A filha de Avalon, teremos como protagonistas a atual grã sacerdotisa, Ana, e sua filha e futura sucessora, Viviane, sim! Essa Viviane!! Acompanharemos a vida desta moça e sua péssima relação com a mãe, quando digo péssima estou usando de eufemismo, a relação delas é inexplicável até certo ponto da história...
Enfim, esse livro foi infinitamente melhor do que A Casa da Floresta  e agora me sinto preparada para reler uma das sagas mais maravilhosas de todos os tempos e que embalou o final de minha adolescência! 

26 comentários:

  1. Gosto bastante de As Brumas de Avalon e estou pensando em reler em 2017. Não me recordo de A Casa da Floresta. A série também embalou o fim de minha adolescência ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      Então, esses últimos livros que tenho resenhado são de uma série anterior a As Brumas e conta o passado de Avalon e suas origens, vale a pena.
      Bjss

      Excluir
  2. Oi!!

    eu amo a Marion! E gostei bastante de A Casa na Floresta, mas recomendo demais O Incendio de Tróia e A Casa de Thendara. Sério mesmo mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Pretendo ler um dia esses dois livros!! Até já comprei A Casa de Thendara!
      *___*
      Bjss

      Excluir
  3. Li As Brumas de Avalon ano passado e achei uma leitura que foi evoluindo aos poucos com o passar dos livros. Sabia que tinha mais, mas não conhecia. Vou anotar a dica, se algum dia cair nas minhas mãos eu darei uma chance :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!
      Essa série é muito grande e bem rica, leia mesmo, vai gostar!
      Bjss

      Excluir
  4. Obrigada! Feliz 2017 a você, também!!
    Já li muitas resenhas sobre As Brumas de Avalon, mas não tive o prazer de fazer a leitura dos livros.
    Que bom que você gostou desse volume! Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Não li nada sobre as Brumas de Avalon ainda, apesar de conhecer a obra. Fiquei um pouco perdida tentando situar a ordem de leitura, mas depois vou dar uma pesquisada com calma sobre este mundo.
    Que bom que desta vez a leitura te agradou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, moça!
      Olha, a série é longa mesmo, se quiser se situar melhor, nesse post: http://livrelendo.blogspot.com.br/2015/12/os-ancestrais-de-avalon-marion-zimmer.html eu organizaei os livros em ordem cronológica
      Bjss

      Excluir
  6. Ooi!
    Nunca li As Brumas de Avalon, e confesso que não tenho muita vontade. Não me interessei pela obra, apesar da sua ótima desenha. Contudo, parece bom para eu sair da zona de conforto. :)
    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É uma série muito boa para quem gosta de fantasia e história
      =)
      Bjss

      Excluir
  7. Eu não conhecia a saga mas com seus comentários eu fiquei curiosa e espero poder conferir em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia mesmo, as narrativas dessa autora são, quase todas, encantadoras!
      =)

      Excluir
  8. Oi Tudo bem?
    Li as Brumas de Avalon e tenho lido muitos comentários favoráveis sobre essa saga. Adorei seus comentários! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sophia!
      Que bom que gostou! Ah, eu amo essa série! *___*

      Excluir
  9. Andrea, morro de curiosidade de ler As brumas de Avalon, mas sempre deixo pra depois e o momento nunca chega.
    Não sabia que existiam tantos livros sobre.
    Fiquei curiosa em ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah!
      Ah, leia! Você vai adora, é um mundo muito singular e inebriante, recomendo para todos!
      PS: não é necessário ler todos, se quiser pode ler só As Brumas de Avalon e já será muito bom =)

      Excluir
  10. Eu nunca li essa série, tudo que eu conheço é por causa das adaptações e de resenhas. Mas tenho grande curiosidade de ler os livros por causa da vida de Marion e todas as polêmicas que envolvem sua família.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilda!
      Então, pelos romances você não verá narra a respeito da vida da autora, eu mesma já li vários e não estou a par dessas polêmicas que você disse.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá Andrea, tudo bem?

    Tenho os 4 livros das Brumas de Avalon da autora Marion Zimmer, são da editora Imago. Ainda não li essa série e acho que não vou ler tão cedo, a autora, assim como o marido foram acusados de pedofilia, a própria filha da autora sofria abusos do casal, então isso me causou muito nojo, asco, criou uma grande barreira.

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, sério? oO
      Não sabia disso, não costumo pesquisar biografias de autores, uma pena que a vida pessoal dela tenha criado essa barreira para você.
      Bjss

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que bom que curtiu tanto a leitura!
    No momento confesso que não leia a série não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Tenho muita curiosidade com essa série, mas no momento não tenho vontade de realizar a leitura. Achei muito legal as considerações que você nos trouxe, nos deixou com um gostinho de quero mais sobre a história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê
      Realmente, por ser uma série longa precisa esperar o tempo certo, mas garanto que quando chegar, você vai gostar.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D