No ano passado, eu li O Vilarejo último livro publicado até então pelo autor Raphael Montes. Adorei a obra e decidi que leria tudo o que esse menino já escreveu. Por isso, nesse mês de Outubro, apresento à vocês a primeira obra dele, o romance policial Suicidas.
Lançado em 2012 pela editora Benvirá por ter ficado em segundo lugar em um concurso promovido pela mesma. O romance vai narrar o antes, durante e o depois de um suicídio coletivo realizado por nove jovens da zona sul do Rio de Janeiro.
Para trazer todas essas nuances, a narrativa possui três focos diferentes: um diário escrito pela protagonista Alessandro, uma gravação feita pela polícia com as mães dos suicidas um ano após o ocorrido e um livro também escrito por Alessandro durante a noite da "roleta-russa".
O livro nos mostra, então, alguns momentos do passado que levaram nove jovens ricos/classe média a cometerem suicídio, além de mostrar em detalhes como cada morte aconteceu e, depois, a reação das mães ao descobrirem o que de fato foi feito de seus filhos, e não, não foram exatamente suicídios o que aconteceu no porão da casa de um deles naquela noite...
É muito interessante conhecer o modo como cada personagem, ao longo das páginas, têm seus "motivos" revelados e é ainda mais impressionante perceber como cada um deles foi manipulado pela situação...
A escrita do autor já era primorosa nessa primeira empreitada. Seu estilo é envolvente e te faz ler um livro de quase quinhentas páginas em apenas três dias! No entanto, há alguns erros de revisão e um discurso extremamente preconceituoso da protagonista que chega a nos dar náuseas... Mas, infelizmente, ou felizmente há momentos muito mais absurdos e chocantes na narrativa, o que para os fãs desse gênero será fantástico.
O final, tal como em O vilarejo, é magistral. Rapahel Montes consegue nos fazer embarcar totalmente na história e surpreende muito com um desfecho nada convencional. Se não fosse pelos posicionamentos de Alessandro, não teria absolutamente nada a falar contra esse livro, contudo, como nada é perfeito, mesmo tendo esses problemas Suicidas é um ótimo exemplo de que literatura policial de boa qualidade também é produzida por autores brasileiros e merece seu devido reconhecimento.
Olá!!
ResponderExcluirDesde de que li o primeiro livro do Raphael, decidi que leria todos!
Também devorei Suicidas em poucos dias, apesar de algumas partes causar um certo incomodo, a escrita e o final nada convencional vale a pena.
Adorei sua resenha, perfeita!
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oiê!!
ExcluirQue bom que também gostou!! Bora ler Dias perfeitos então!!
^^
Bjss
Falar em suicídio já me lembra de psicologia, o que consequentemente eu gosto, já que está está sendo a minha formação. Fico super curiosa por esse tipo de livro, pois é diferente como cada autor desenvolve esses "motivos". Gostei de conehcer o livro.
ResponderExcluirUm abraço!
http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Ah, tenho certeza de que conhecer a história por trás dos suicídios seria ainda mais interessante!
ExcluirBjss
Esse livro tá na lista de desejados a muito tempo. O Raphael é muito bom, segundo todas as resenhas que já li. O Vilarejo tbm parece ser muito bom.
ResponderExcluirAbraço.
Menino, pois leia logo!! Também adoro O Vilarejo!
ExcluirAté agora não me decepcionei com esse autor.
^^
Oie. Eu sempre tive vontade de ler O vilarejo, nunca tinha ouvido falar de Suicidas.
ResponderExcluirParece ser um tema bem pesado, mas como você disse e eu concordo, é ótimo saber seus motivos para os acontecimentos.
Ótima resenha, espero poder ler em breve.
Beijos
Olá, Raquel! Obrigada!! ^^
ExcluirLeia os dois, você vai adorar! Raphael Montes escreve muito bem!!
Bjss
Oiii Andrea, tudo bem/
ResponderExcluirMenina eu fiquei bastante interessada em realizar a leitura dessa obra, cheia de suspense e essa capa é linda por demais né <3
Beijinhos
Oi, Morgs! Tudo bem sim e você?
ExcluirAh. mulher, leia sim! É muito bom! E também adoro essa capa!
Bjss
Já tinha ouvido falar deste livro, mas ainda não tinha lido nada sobre ele e, menina, parece que esse autor só escreve livro bom *-* vou colocar na minha lista também, fiquei curiosa!
ResponderExcluirmadminds.weebly.com
Oi, Letícia!
ExcluirOlha, até agora só tenho boas impressões a respeito dele, vale muito a pena embarcar nessas leituras!
Bjss
eu tnho curiosidade em ler essa obra, até pq nunca li nada do autor,mas morro de curiosidade hehehe
ResponderExcluira temática me interessa e a premissa é bem intrigante... amo romances policiais...
bjs...
Tenho certeza de que você vai adorar, Valéria!
ExcluirPrincipalmente você!
kkkkkkkk
Bjss
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirDesde que eu ouvi falar de O Vilarejo, fiquei com vontade de ler esse livro aí também, hoje meu saldo com Raphael Montes ainda é zero, mas quero mudar logo kkkk
Parece ser muito legal esse livro e aposto que eu iria gostar bastante.
Adorei a resenha :3
Bjs!
-Ricardo, Blog Lapso de Leitura
Oi, Ric! Obrigada!!
ExcluirTô bem sim e você?
Ah, menino, leia logo os dois! São excelentes! Duas leituras densas, porém muito rápidas e frenéticas! ^^
Bjss
Olá, eu também já li o vilarejo e infelizmente detestei, mas a história em si, não a escrita do autor e essa obra me chamou bastante atenção, então eu estou meio receosa se dou ou não uma segunda chance ao autor pois muitas coisas no primeiro livro dele me incomodaram e eu não quero que elas se repitam no segundo
ResponderExcluirNossa, sério, menina?
ExcluirCaramba! Me diz o que você não gostou!
Gostei tanto que sei lá, não vi nada de errado, mas gosto de ver outros pontos de vista! ^^
Ótima sua resenha. Fiquei curiosa e me chamou atenção a temática.
ResponderExcluirVou tomar nota para as próximas leituras.
super bjooo
http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/
Oi, Lorena!
ExcluirObrigada! Que bom que gostou! ^^
Espero que aprecie essa leitura tanto quanto eu!
Bjss
Esse livro parece ser interessante, uma vez vi no mercado aqui da cidade por 9,90, mas ainda não conhecia nada sobre a obra ou o autor, hoje não tem mais.Sua resenha ficou muito boa, bem objetiva, sucinta. Gostei!
ResponderExcluirPor fim, espero um dia ler a obra!
Menino, é muito legal mesmo! Vale a pena!!
Excluir=)
Olá, Andréa. Sou louca para ler os livros do Raphael de tão bem que falam de sua escrita e do quão seus livros são impactante. Fiquei extremamente doida para ler Suicidas depois de sua resenha, farei de tudo para que seja minha próxima leitura, já que fiquei bem ansiosa para saber o que aconteceu com esses jovens. Ótima dica!
ResponderExcluirOi, Ana!
ExcluirTenho certeza de que vai adorar! Ele escreve muito bem!
=)
Nunca li nada do autor, mas já fiquei interessada em conhecer sua obra! Gostei muito da capa e da premissa desse livro, vou add a lista de leitura!
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima:)
Oi, Aline!
ExcluirObrigada! Que bom que gostou, leia mesmo, vai gostar!
=)