9 de setembro de 2016
Mansfield Park - Jane Austen



Terceiro livro publicado por Jane Austen, Mansfield Park divide opiniões trazendo um enredo simples, com personagens desinteressantes e pouco carismáticas. 
A narrativa começa com a história de três irmãs: uma fez um excelente casamento, a outra, um mediano e a caçula casa-se com um soldado sem eira bem beira ficando em grandes dificuldades ao longo da vida. 
Os anos passam e a irmã do meio, que sempre quer mostra-se "boa", mas, na verdade, é uma pessoa soberba e orgulhosa, decide convencer a irmã rica a adotar um dos vários filhos da mais nova e é assim que Fanny Price vai morar na propriedade que dá título à obra. 
Nossa protagonista vive cerca de nove anos com a família da tia (ela chega lá com dez anos) e sempre foi negligenciada por quase todos, menos por seu primo Edmund que torna-se seu melhor amigo e, posteriormente, primeiro amor, 
Mas quando Fanny e nós pensávamos que nada aconteceria, surgem os irmãos Mary e Henry Crawford para abalar as estruturas de Mansfield Park e de seus moradores. Durante a estadia desses dois, muitos amores serão jurados e muitas intrigas iniciadas, no entanto, nossa heroína está sempre em uma posição passiva e submissa diante de tudo e de todos, algo que destoa e muito de outras protagonistas de Austen. 
Todo o preconceito que Fanny sofre por parte de uma das tias é tão revoltante que nos causa náuseas e o pior é que os próprios pais da menina não se incomodam com ela ou sentem sua falta! E o modo resignado como a moça encara esse desprezo torna a leitura ainda mais desagradável. 
Em suma, é um livro fraco, chato, com personagens irritantes e sem grande relevância. Não gostei nem um pouco e acredito que os leitores que se inspiraram com Elizabeth Bennet também não se identificarão com Mrs. Price e companhia... 

2 comentários:

  1. Oi, Andrea!
    Nunca li nada da Austen, mas sei como ela é A literatura em pessoa, com suas histórias belas, personagens fortes, cativantes e inovadores e que traz uma reflexão do mundo em que vivia.
    Uma pena que este livro não foi tudo isso...
    Aliás, gostei da sua resenha, achei que foi bem clara quanto ao que você sentiu ao ler.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ric!
      Eu recomendo que você leia Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, são ótimos! Quanto a Mansfield, deixou muito a desejar infelizmente...
      Que bom que gostou da resenha! =D
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D