25 de agosto de 2016
Só Garotos - Patti Smith



Mais um livro maravilhoso lido por causa da Maratona Skoob 2016! Nesse mês precisávamos ler biografias e eu fiquei desesperada porque não sabia qual escolher! Acabou que após assistir a um vídeo da Tatiana Feltrin, fiquei louca por esse e não sosseguei até terminá-lo. Eu desconhecia completamente essa faceta de Patti Smith, mas, agora, sou uma de suas maiores fãs! 

[...] "Não quero me justificar por ser uma das poucas sobreviventes. Eu preferiria que todas elas tivessem conseguido o sucesso, uma chance de brilhar. Acabou que fiquei com um dos melhores cavalos." [...]  

Em Só Garotos conheceremos a história de Patti Smith e de seu primeiro amor: o artista plástico e fotógrafo Robert Mapplethorne. Toda a narrativa é contada pela própria Patti e começa com a notícia de que seu querido melhor amigo morrera vítima da Aids. A partir desse ponto, a narradora traçará todo um panorama de sua vida antes de Robert e mostrará um pouco da vida dele antes dela também. 
Ambos sempre tiveram almas de artistas: ela escrevendo e ele com suas pinturas, no entanto, ser jovem e ter como sonho viver de sua arte, não era nada fácil nos anos sessenta e nós acompanhamos todas as dificuldades e necessidades pelas quais o casal passou até que, quase na meia idade, eles alcançassem o tão sonhado estrelato.  
O relacionamento de Patti e Robert é muito complexo e bonito. Um está sempre salvando o outro, apesar de suas grandes diferenças não conseguiam ficar separados durante muito tempo e quando ele descobre sua homossexualidade, mesmo ficando chateada por isso, Patti continua ao lado dele e o relacionamento amoroso se transforma em uma das amizades mais bonitas que você já presenciou. 
A escrita de Smith é tão bela e fluída que é muito difícil largar o livro! Mesmo sabendo que se trata de uma biografia romanceada e que, com certeza, várias passagens não ocorreram como de fato ela descreve, é impossível não se encantar e não acreditar em tudo o que ela diz, mas a gente sabe que tem licença poética aqui... 

Além de falar a respeito de sua juventude, a autora também vai nos mostrar seus encontros com diversas personalidades da cena artística Nova Iorquina da época, e é muito legal ver como Jimmy Hendrix a incentivou a escrever música, como ela as fez em memória de outros artistas que morreram, sua amizade com eles e seus altos e baixos. 
No final, infelizmente, a narrativa fica muito corrida e muito provavelmente isso tem um porquê, pois é nessa parte que Patti vai descrever como foi difícil lidar com a doença de Robert, sua morte e a de outros amigos pela mesma, é visível o desconforto que ela sente em recordar essas lembranças, mas Robert foi seu primeiro amor e sempre terá um lugar especial em sua vida em sua memória. 

Então é isso, pessoal! Se estão procurando livros biográficos, ou querem conhecer esse outro lado da Patti Smith, Só Garotos está mais do que recomendado e espero que seja uma leitura tão maravilhosa para vocês quanto foi para mim! *___* 

16 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Gente que livro é esse? Confesso que fiquei imensamente contente em encontrar algo assim por aqui e quero ler com toda certeza <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mogs! Tudo bem e você?
      Menina, tenho quase certeza de que você vai adorar esse livro!!
      *____*

      Excluir
  2. esse livro é maravilhoso, chorei muito quando li uns anos atrás, por ser fã da cantora e de Robert... reli esse ano e a emoção foi a mesma... Patti teve uma história tocante ao lado de Robert...
    fico muito feliz que você tenha curtido a leitura... não encontro muitas pessoas que leram esse livro...
    bjs... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é maravilhoso mesmo!! Eu só conhecia o trabalho da Patti e como cantora, não imaginava que ela tinha passado por tantos "perrengues" para chegar onde chegou! Sem falar que o relacionamento dela com Robert é muito lindo. Só já é a terceira pessoa além de mim que leu esse livro perfeito!
      *________*
      Bjss

      Excluir
  3. Olá =) Não conhecia esse livro, falar a verdade, nem sei se conhecia a Patti Smith. Mas a sua resenha me despertou interesse. Quero começar a ler biografias, que sabe eu não começo com esse livro. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayane!
      Se não conhece Patti Smith, recomendo que leia esse livro e ouça a música "Dancing Barefoot", ambos são incríveis e vão te mostrar todo o talento dessa mulher! =)
      Bjss

      Excluir
  4. Eu já li uma resenha desse livro, e a menina que escreveu também havia amado ele. Mas eu não gosto muito de biografias e não me interessei pela personagem principal. Então, passarei a dica.

    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, isabel!
      Olha, eu sou muito fã da Patti Smith e esse amor só aumentou com a leitura desse livro, como amo biografias então, infelizmente, só posso lamentar por você não gostar desse gênero.
      Bjss

      Excluir
  5. Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei bem interessante porque gosto de livros que retratem as relações entre as pessoas. Me lembrou a história do Freddie Mercury com a Mary Austin.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não conheço essa história que você citou, mas já vou pesquisar a respeito dela!
      Bjss

      Excluir
  6. Eu não costumo ler biografias e não conhecia esse livro, nem a Patti Smith, achei bem interessante, quero conhecer mais sobre ela, vou anotar para uma futura leitura e já pesquisar mais sobre ela!
    Adorei sua resenha, esse desafio parece interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Também não tinha esse costume, mas confesso que hoje sou apaixonada por elas! Espero que possa ler esse livro, acredito que vai adorar!
      Que obm que gostou da resenha! =)
      Na página DESAFIOS eu coloquei todas as informações referentes a essa maratona, caso queira participar.
      Bjss

      Excluir
  7. Adorei sua resenha, mas não curto muito biografias, só ando abrindo exceções para personagens históricos, fora isso não chama muito a atenção. Porém consigo imaginar alguém que gostaria desse livro de presente, vou anotar a dica rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Obrigada!
      Eu adoro biografias tanto de personalidades históricas quanto de artistas que eu gosto e admiro! Se essa pessoa curte rock ou underground tenho certeza de que gostará desse livro como presente.
      Bjss

      Excluir
  8. Olá Andrea, tudo bem?

    Com toda sinceridade, eu não conhecia esse livro, muito menos Patti Smith. Porém, a sua resenha me despertou interesse, parece ser muito boa a obra. Preciso ler mais biografias, pois raramente leio. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Espero que leia mesmo, porque é uma história maravilhosa!
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D