Olá, pessoal! Nessa postagem, falaremos a respeito de uma distopia nacional muito bem escrita e instigante lida em parceria com o autor.
Sinopse: Havia quem considerasse Sasha Simmel um messias demoníaco, vindo no fim dos tempos. Outros preferiam tomá-lo por uma espécie de anjo misterioso. Alguns acreditavam que se tratava apenas de mais um terrorista, transmitindo um vírus de computador para pessoas. Mas o que se sabe é que o fenômeno teve início. Zoe Ebner conta a história toda, desde o instante que ingressou nas cidades de vidro como uma atriz pornô e conheceu Sasha, até o seu fim enigmático.
Em um mundo no qual a ciência conseguiu comprovar vida extraterrestre, todas as concepções sociais e tecnológicas sofrem alterações e em consequência disso surge uma nova religião/ordem política denominada "teotecnicismo", nela, resgatou-se a figura dos deuses greco-romanos na forma dos líderes dessa sociedade dando-lhes os "poderes" dos deuses utilizando para tal a tecnologia que invade a privacidade das pessoas comuns e estas, por incrível que pareça ou não, gostam muito disso e têm a exposição como ponto alto de suas vidas.
Nessa realidade, existem as cidades de pedra (retratos das nossas) e as de vidro, nas quais apenas as pessoas mais ricas, importantes e crentes na nova ordem podem morar. Esse ambiente é tido como perfeito para os praticantes do teotecnicismo que abominam a privacidade.
Sabemos dessas informações através de nossa narradora-protagonista, Zoe. O sonho da jovem é morar em uma cidade de vidro e para realizá-lo ela se prostitui e torna-se uma famosa atriz pornô, no entanto, em um meio no qual todos podem ver a intimidade de todos em tempo real, ser prostituta ou atriz pornô não é nada repreensível, na verdade, é até bem visto.
Ao conquistar seu objetivo, Zoe conhece Sasha, um rapaz interessante e misterioso, filho de um grande geneticista. Os dois começam uma bela amizade que logo torna-se um relacionamento amoroso, mas, desde o começo, nossa protagonista tem sonhos estranhos envolvendo o rapaz...
Pouco tempo depois, Sasha descobre ser fruto de uma experiência bem-sucedida de clonagem humana e após essa descoberta, os extremistas católicos (sim, com a volta do politeísmo/antropocentrismo/seres humanos podem ser deuses, todas as religiões monoteístas se tornaram terroristas, nesse caso, por narrativa passar-se no Ocidente, o foco está nos católicos, mas é dito no livro que os muçulmanos ainda existem e os judeus também.) e os líderes do teotecnicismo tentam capturar o casal porque toda a população mundial passou a ter sonhos "proféticos" tendo Sasha como personagem principal, além de um aparente "milagre" ser creditado à conta dele...
Sendo procurados por todos os lados e sem saber em quem confiar, Sasha e Zoe precisam fugir para tentar reunir pistas para montar este estranho quebra-cabeças que se tornou suas vidas. Mas, como se esconder em uma sociedade na qual todos os lugares possuem câmeras e todos têm acesso a suas informações pessoais? Você precisará ler para descobrir!
Essa narrativa traz uma série de explanações e metáforas a respeito do papel das religiões na sociedade e da própria origem das crenças que impulsionam os seres humanos, sem falar na intertextualidade com vários clássicos do gênero, tais como: a falta de privacidade (1984), a banalização do sexo, tecnologia e a divisão social (Admirável Mundo Novo) entre outros fatores que me fizeram relembrar os contos de Isaac Asimov, mas, vejam, minha gente, estamos falando de intertextualidade, diálogos entre textos, isso não é cópia.
Sasha, o fenômeno conseguiu preservar sua singularidade dentro de um gênero tão explorado na atualidade, usando de maneira inteligente e arguta as várias inspirações que as narrativas clássicas distópicas e de ficção científica têm a nos oferecer. Esta foi uma leitura breve e muito boa, salvo a revisão que cometeu diversos erros ortográficos, mas nada que nos impeça de compreender a história. Com certeza, entretenimento de qualidade aliado a vários momentos perspicazes, esse livro merece, de fato, tornar-se um fenômeno!
Links Importantes:
PS: Quero agradecer ao Ricardo do blog Lapso de Leitura pela incrível resenha que fez com que me interessa-se pelo livro e ao Ariel que me ofereceu essa parceria! Obrigada, meninos! *___*
uau, fiquei super impressionada com a obra... amo distopias e se esse livro faz referências a obras tão clássicas do gênero, sem soar como uma cópia clichê, já fiquei animada...
ResponderExcluirgosto de tramas que tratem de religião, acredito que é uma leitura única...
anotei a sugestão aqui... bjs ^^
Eu também adoro distopias! Espero que você ler a obra eque goste dela tanto quanto eu!!
ExcluirObrigada! =)
Oiii, como vai?
ResponderExcluirNossa fiquei completamente louca lendo sua resenha, como assim? Eu gosto muito desse tema trabalhado na obra, com religiões e especulações que nos fazem pensar e sendo até em alguns momentos clássicos. Pretendo ler, indicarei para alguns amigos também.
Beijinhos
Olá!
ExcluirEspero que você goste da leitura então! É um livro fininho, mas muito interessante!
Bjss e obrigada!
Que maravilha! Mais uma distopia nacional!
ResponderExcluirE achei o enredo muito interessante. Acredito que seja uma ótima leitura.
Livros como este todos deveriam ler.
Beijinhos...
http://estantedalullys.blogspot.com.br/
Concordo com você!
ExcluirEspero que possa lê-lo também!
Bjss
Oi Andrea, como vai??
ResponderExcluirFico muito honrado por poder ter te apresentado a esse livro e que o próprio autor veio conversar contigo. Fico ainda mais feliz que você tenha gostado de Sasha, o Fenômeno.
Adorei sua resenha, principalmente no momento em que você cita as intertextualidades entre as obras clássicas. Tá de parabéns!
Beijos!
-Ricardo, Lapso de Leitura
Oi, Ricardo! Tudo bem e você?
ExcluirAh, obrigada!! Adorei mesmo a leitura!!
Espero que a gente tenha mais dicas para trocar em breve!
*___*
Bjss
Andrea, a história parece ser legal, mas pra quem gosta de distopia, o que não é o meu caso.
ResponderExcluirAcho que só por ser distopia mesmo é que não conseguiu me chamar atenção.
Gostei muito da resenha.
Lisossomos
Oi, Deborah! É um livro muito bom mesmo, pena você não gostar do gênero! =(
ExcluirObrigada pelo comentário!
Adoro distopias e essa com certeza chamou minha atenção, algo novo e criativo que eu não tinha visto ainda, estou ansiosa para fazer a leitura, e ainda mais sendo nacional, me dá mais curiosidade ainda, beijos
ResponderExcluirSe gosta do gênero, você vai adorar mesmo esse livro! Narrativa muito bem construída. Espero que possa lê-lo logo. =)
ExcluirBjss
Olá!
ResponderExcluirMe parece uma estória bem diferente e interessante. É meio difícil imaginar a tecnologia levando a tudo isso, mas em livros pode-se tudo não é mesmo? Ate gostei desse universo distopico, já que adoro distopias, mas não sei se leria o livro .
Beijinhos!
Cantinho Cult
Oi, Pamella!
ExcluirJá que gosta de distopias dê uma chance a Sasha, você vai se surpreender. =)
Não conhecia o livro e é ótimo ver mais um autor nacional com um enredo bem interessante em mãos. Distopia é um gênero que eu curto muito, e sem dúvida vou querer dar uma olhada neste.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Com certeza, Rosa! Esse livro é muito bom! Espero que possa lê-lo! =)
ExcluirBjs
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu simplesmente amei a premissa do livro, pois gosto de ficção cientifica/ distopias. E com extraterrestre chamou mais ainda minha atenção. Gostei muito, com certeza vai para minha lista enorme de desejados. haha
beijos.
http://chalecult.blogspot.com.br/
Olá! Tudo bem sim e você? Eu também adorei!! Espero que possa lê-lo porque se gosta de distopias vai ficar encantada pela história! =)
ExcluirBjss
Sabe que eu não conheço nenhuma distopia nacional? Ou isso ou me deu um branco geral ashuashuah. Mas então, eu amo Sci-fi, amo distopia, então nem preciso dizer que fiquei super curiosa em relação a esse livro. Com toda essa questão acerca da religião e essa exposição da vida alheia, deve render muita crítica, hein? Espero estar certa!
ResponderExcluirFiquei ainda mais animada por conta da intertextualidade; citou Orwell, tem minha atenção hihi
Se conhecer outras distopias nacionais, por favor, me indique... é até uma vergonha não ter lido nenhuma :x
Beijinhos <3
Oi, Gabs!
ExcluirSabia que você ia gostar desse livro! kkkkkkkkk Quando ler, vai adorar! No momento, posso indicar o livro O Android de Paulo de Castro, não li ainda, mas a Tatiana Feltrin falou muito bem a respeito e eu confio no gosto dela. ^^
Bjss
Wow! Esse livro me parece incrível!
ResponderExcluirEu amo distopias, mas nunca tinha lido nenhuma ligada a religião. Essa me parece uma obra bem colocada que com certeza instiga o leitor a não largá-la. O ponto que mais me ganhou foi o fato de ser nacional. Eu simplesmente a-m-o nacionais, e fico super feliz em ver autores brasileiros ganhando espaço nas estantes das pessoas.
Já adicionei na lista de leitura.
Beijinhos da Mady.
Oi, Rayssa!
ExcluirEsse livro é muito bom mesmo! Adorei a história, espero que possa lê-la também e tirar suas próprias conclusões! =)
Bjss