Olá, pessoal! Trago para vocês mais uma resenha de um livro lido em parceria com um autor nacional, no caso, autora! Conheci a Ísis pelo Skoob e fiquei super interessada pelo livro dela! Isso aconteceu há mais ou menos um mês atrás e hoje vamos conversar um pouco a respeito de O filho da Natureza e o que achei dele! Mas, antes disso, quero agradecer a Ísis pelo convite à leitura! Obrigada mesmo!
Após uma catástrofe natural que "dizimou" praticamente toda a Terra, matou grande parte da população e modificou a geografia e condições climáticas e naturais do planeta, os sobreviventes precisaram se unir para tentar continuar suas vidas e, cinquenta anos depois, acompanhamos todas essas mudanças a partir da perspectiva de Sam, nosso protagonista.
O garoto vive em uma "aldeia" com seus pais em uma localidade que seria os E.U.A., essa aldeia foi construída a partir de destroços da devastação, mas há uma cidade bem próxima a ela, Survers, na qual apenas pessoas ricas podem viver e onde se encontra a sede dessa nova ordem mundial. Sob os olhos de Sam, acreditamos que os únicos humanos que restaram foram eles, afinal, o garoto não conhece mais nada e é isso que o governo reitera.
Além de viverem nesse ambiente ermo e totalmente injusto, as pessoas ainda precisam se proteger dos animais que sofreram mutação por causa dos altos índices de radiação da Terra atual e contra as pessoas que foram tão afetadas por ela que acabaram enlouquecendo e tornando-se canibais...
A história realmente começa quando o pai de Sam é acusado pelo governo de ser um rebelde e é assassinado por isso. O menino e a mãe tentam fugir para a sede dos rebeldes, chamados de Filhos da Floresta, no entanto, a mãe do garoto é assassinada, ele acaba assassinando seu algoz e conhece Cat, uma mutante.
Sim, meu povo, radiação, muita radiação, animais mutantes, o ser humano é um animal também... Pois é, há pessoas que conseguiram lidar com a radiação e estas são caçadas pelo governo que as vê como um obstáculo a ser destruído. É a partir dos relatos de Cat (uma garota, caso pensem ser uma espécie de gato kkkkkk) que o mundo não se restringe apenas a Survers e a Aldeia, muito pelo contrário! Existem muitos sobreviventes e até mesmo cidades bem tecnológicas e desenvolvidas, a sede dos rebeldes nos prova isso muito bem!
Como não poderia deixar de ser, Sam é também um mutante. Ele pode curar-se e curar outras pessoas com seu poder, mas com a descoberta vem também a responsabilidade de tentar ajudar mais pessoas como ele e acabar com o governo repressor que por algum motivo, que não vou dizer qual é, quer muito capturar Cat...
Não conto mais nada além disso. A história é curta e a narrativa é bem rápida, muitas vezes me lembrando cutscenes, algo que pode ser positivo ou não, depende muito do gosto do leitor, eu não vi problemas nisso, até gostei, mas acho que a autora poderia ter dado detalhes mais científicos a respeito dessa nova Terra, afinal, por tudo o que é narrado, podemos concluir que este é um romance pós-apocalíptico e não distópico, por isso, senti falta de informações mais precisas da catástrofe. Outro ponto que devo ressaltar é: este livro trata-se de um YA, logo, os protagonistas são adolescentes e nós vamos acompanhar suas jornadas de autoconhecimento e como eles lidam com todos os problemas ao seu redor, então sim, em vários momentos Sam é muito irritante e superficial, um adulto lê o que esse garoto pensa e como trata assuntos como a morte dos pais, por exemplo, com muita estranheza...
Espero que no próximo livro a autora traga uma maior maturidade às personagens que tanto sofreram e mais detalhamento a história. Tirando essas questões, gostei da história, achei super interessante a trama construída em torno dos mutantes e o final me deixou bem instigada.
Então, se você é fã de YA e romances pós-apocalípticos, prestigie a literatura nacional e leia O filho da Natureza. Eu gostei e espero que você goste também! =)
Mais uma vez, obrigada, Ísis, pela parceria! Agora, alguns links importantes:
Obrigada pela sua opinião Andrea, fico feliz que tenha gosta do livro em si e eu sei o Sam é muito irritante as vezes, mas se não fosse assim não seria ele certo? Hahahhaha
ResponderExcluirMais uma vez obrigada, até a proxima ♥
Oi, Isis!
ExcluirDe nada! Gostei mesmo da história e espero que você consiga publicar sua continuação em breve! Bjss
*___*
Oi Andrea, tudo bem?
ResponderExcluirA Isis me convidou também para ler seu livro, ainda não comecei (preciso terminar o que estou lendo no momento), mas quero muito. Sua resenha me deu ainda mais vontade de terminar o livro que estou lendo e devorar o da Isis.
Uma pena que faltou mais comentários e informações sobre as catástrofes, espero que não tenha esse problemas nas continuações. ;)
Beijos :*
-Ricardo, Lapso de Leitura
Oi, Ricardo! Estou bem e você?
ExcluirAaah, espero que consiga lê-lo logo! Acho que você vai gostar! Quero ler sua resenha, hein!
Bjss
Olá, ainda não conhecia o livro e pela sua resenha fiquei interessada em ler. Já li alguns livros parecidos (distopias, pós-apocalíptico, mutantes, etc.) e sempre foram leituras agradáveis.
ResponderExcluirOi, Maria!
ExcluirEspero que você leia! Para quem gosta do gênero como nós é sempre bom ter contato com novas histórias =)
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia a obra e pela sua resenha achei ela bem interessante.
Achei a premissa bem diferente de tudo que eu costumo ler.
Apesar de não curtir a vibe pós-apocalíptica daria uma chance só pela curiosidade que você me despertou.
Lisossomos
Oi, Deborah!
ExcluirTenta ler! Sei que não gosta muito de distopias e afins, mas, dê uma chance! =)
É um livro com uma narrativa bem diferente.
ResponderExcluirNão sou muito fã de ficção cientifica e nem distopias no geral, mas iria ler o livro pela curiosidade mesmo.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Ah é interessante sim! É o primeiro pós-apocalíptico nacional que li e gostei. Se puder, dê uma chance! =)
ExcluirBjss
Oiii Andrea, como vai?
ResponderExcluirÉ um livro bem diferente do que costumo ler na minha vida, mas adorarei ter a oportunidade,as vezes gosto de coisas que me tiram da minha zona de conforto, adorei saber mais sobre a sua opinião.
Bejinhos
Oi, Morg! Estou bem e você?
ExcluirAcho que é mesmo beeeem diferente dos gêneros que você traz no seu blog rsrsrs Obrigada pelo comentário! =)
Bjss
Oi. É um livro bem diferente, confesso que se não soubesse que fosse uma resenha de um livro e não lesse o título pensaria que você falou sobre a série The 100, conhece?
ResponderExcluirXo, https://letrasemvida.blogspot.com.br
Oi, letícia!
ExcluirNunca ouvi falar dessa série! É série televisiva ou de livros?
Se tiver resenha no teu blog, quero ver! =)
Bjss
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a premissa maravilhosa! Adoro leituras assim, pós apocalíptica, com conspirações e ação. Fico feliz quando vejo uma indicação de literatura nacional tão atraente e criativa. Vou colocar na minha lista de leitura.
beijos
http://chalecult.blogspot.com.br/
Oi, Ana! Tudo bem sim e você?
ExcluirQue bom que gostou da indicação!!! *___*
Espero que leia e goste da história também!
Bjss
Olá,o livro me lembrou muito aquela série chamada the 100 , ja tentei assistir ela mas abandonei mas mesmo assim acho esse tema muito legal, pós apocalíptico e distopia eu sempre adoro e não nego nenhuma leitura, com certeza irei ler
ResponderExcluirBjs
Oi, Gabriela!
ExcluirOlha, não conheço essa série, mas você é a segunda pessoa que me fala a respeito e estou ficando curiosa!! Vou procurar para assistir! Espero que você ler o livro e gostar! *___*
Bjss
Olá, não conhecia essa obra e fiquei bastante curiosa com sua resenha.
ResponderExcluirJá anotei a dica, obrigada :)
Abraços
Oi, Raquel!
ExcluirQue bom que gostou! Espero que possa ler!
Bjss
EU não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, gosto muito de romances YA, e mesmo com os pontos negativos que você ressaltou, eu gostaria de ler o livro.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Beijos!
Oi, Aline!
ExcluirObrigada pelo comentário e pelo elogio!
No todo, também gostei dessa leitura! Espero que o leia também.
=)
Bjss