Em um mundo no qual magia, ciência e religião se confundem e podem, dependendo do ponto de vista, tornar-se uma coisa só, somos apresentados a Damocles, planeta parecido com o nosso, lar de seres humanos, koltranos (espécie parecida com lagartos, mas que também possui consciência e fala) e insetos gigantes, onde vão se desenrolar as aventuras desse primeiro tomo.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, o autor nos explica as origens desse planeta e de sua civilização tão distinta, além de nos descrever com muito esmero as personagens principais e os eventos que propiciaram seu encontro futuro. Na segunda, o narrador focará não mais nas personagens, e sim, no ambiente onde elas se encontram, descrevendo várias cidades e vilas por onde passam e finalizando o primeiro grande mistério da narrativa. Já na terceira e última parte, temos a descoberta de uma rede de intrigas e conspirações interplanetária que visa a destruição da raça humana e os resultados disso só veremos na continuação desse primeiro tomo..
As intrigas e conspirações têm motivação na ignorância e intolerância das várias raças que vivem nesse mundo, além de haver um grande desejo de um certo grupo de praticantes de necromancia em dominá-lo... É preciso dizer também, que a história fala muito a respeito da escravidão que é bem comum nesse planeta e acaba por ser uma constante, de uma maneira ou de outra, na vida dos protagonistas.
A narrativa é repleta de ação e cada uma das personagens tem seu espaço e é muito bem trabalhada emocionalmente. O ritmo também é bem fluido e por ter tantas ações ocorrendo paralelamente, torna-se difícil largar o livro antes de terminar o capítulo que se está lendo.
O autor, em seu prefácio, explica que a ideia para criar Damocles veio através dos jogos de RPG aos quais ele estava acostumado e tanto gostava, por isso, se você também já jogou ou ainda joga RPG vai perceber grandes semelhanças entre a forma como a narrativa se desenvolve e o modo como as etapas desses jogos funcionam.
Damocles foi uma surpresa positiva desse ano. Com um misto de fantasia e ficção científica, esse livro pode agradar leitores de ambos os gêneros e conquistar outros também.
Vinicius Watzl é um autor parceiro do Leitora Compulsiva. Na página PARCERIAS você encontra todos os links para contato com ele e para a compra desse, que é seu primeiro livro. De antemão, já digo que estou muito ansiosa pela continuação que, segundo o próprio Vinicius, já está a todo vapor e talvez esteja disponível ainda esse ano!
Compartilhem esse post e ajudem a divulgar mais um bom autor nacional!!
Beijo, beijo!!
Olá Andrea,
ResponderExcluirGostei do enredo. Gosto bastante de fantasia e curto também ficção cientifica.
Vou procurar mais sobre.
Beijos.
Leitura de Lua
Oi, Luana! Obrigada pelo comentário! Acredito que você vá gostar dessa história! Bjss
Excluir