19 de julho de 2015
Jardim de Inverno - Kristin Hannah

Olá, pessoal! Ainda dentro desta "pegada" russa, vamos falar de um outro livro lindo que tem como protagonistas, uma russa e suas duas filhas tentando recuperar o amor familiar? 



As irmãs Meredith e Nina são duas mulheres maduras e muito diferentes uma da outra, a primeira casou, teve suas próprias filhas e ficou em casa cuidando dos negócios da família, a outra, mais nova, decidiu desbravar o mundo com sua câmera, ganhando prêmios e sendo uma conceituada fotógrafa de guerra, no entanto, essas irmãs tão diferentes tem duas coisas em comum: o amor incondicional pelo pai, Evan, e a total incompreensão e desprezo pela mãe, Anya, que também sempre as desprezou. 
Tudo estava bem na vida das conformadas irmãs, porém, a morte de seu pai abala as estruturas da família, pois ele era o elo que mantinha as três mulheres unidas e agora que ele se foi, nenhuma delas sabe o que fazer umas com as outras... entretanto, para atender o último pedido de seu pai, Nina, implora para que a mãe lhes conte novamente um antigo conto de fadas que esta narrava às meninas quando elas eram pequenas, mas que dessa vez ela deve contar a história até o final...

                                       "Seu nome era Vera e ela não era ninguém..."

O conto, narra a história de uma moça russa chamada Vera, que viveu sua juventude no regime socialista de Stalin e sua vida adulta durante a segunda guerra mundial, ela perdeu tudo, seu grande amor Sasha, seus filhos, seus pais e irmã, até mesmo sua esperança de viver, de amar e de ser amada, tendo como único consolo as lembranças contidas em seu jardim de inverno....

Não direi mais nada porque acabaria estragando toda a essência da narrativa que é descobrir aos poucos quem foi Vera e o que ela representa para Anya. Esta é uma história comovente, triste e por vezes revoltante, porque é muito difícil engolir o modo como Anya trata suas filhas, o desprezo é palpável, ainda assim, Jardim de Inverno nos trará todas as angústias e lutas internas dessas três mulheres, que apesar dos pesares, querem todas a mesma coisa: aprender a amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D