19 de setembro de 2013
INPES e alívio passageiro....

Boa noite meus queridos e minhas queridas! Como vocês estão? Eu estou oteeeema! Pelo menos por enquanto né gente... (risos)
Pois é pessoas bonitas que eu não conheço, ontem foi a minha primeira prova de fogo. Como eu já disse anteriormente aqui no blog eu faço parte de um grupo de pesquisa que elabora projetos de iniciação cientifica para a área de Letras. Eu também disse que estava desesperada, cheia de coisas a fazer, responsabilidades, eventos importantíssímos e muitos livros para ler, pois é, eu não li todos os livros que eu precisava e fiquei louca por conta de tantos eventos próximos, mas o que eu adorei foi a sensação de leveza quando eu subi naquele palco e expliquei o meu projeto, é sério gente, eu nasci "pra coisa".
Bem, explicando algumas lacunas, eu tenho três apresentações este ano e uma delas aconteceu ontem, as outras duas são o InPLA-SIL (outubro) e o ENIC (novembro) e depois no decorrer dos meses eu falo sobre esses eventos a vocês. O INPES que foi o seminário que tive a oportunidade de me apresentar é uma pré via do ENIC que é um congresso de todos os trabalhos de iniciação cientifica da universidade em que eu estudo, lá nós apresentamos os nossos projetos a uma comissão avaliadora de professores de universidades renomadas de todo o Brasil. É eu sei, dá medo, dá muito desespero, principalmente quando você sabe que quer seguir a carreira docente (seguir carreira acadêmica) e que bons resultados acarretarão em ótimas oportunidades de mestrado e doutorado e trabalho também, então o INPES é uma forma de preparar esses alunos para a prova de fogo master, lá nós apresentamos os nosso projetos em comunicação oral como se fosse uma aula mesmo o que é um pouco mais difícil porque você é obrigado a ter uma fala muito bem estruturada e esclarecida, diferente do ENIC onde teremos um poster ao nosso lado como cola e assim as professoras coordenadoras do curso de Letras ainda dos deram dicas de como melhor direcionar os nossos trabalhos e de como melhorar nossas apresentações e quem sabe transformar esse projeto num possível mestrado. 
Eu confesso que antes de subir no palco estava completamente DE-SES-PE-RA-DA!! Gente eu tava com muito medo, vergonha e apreensão, ai quando subi no palco e comecei a falar e vi que o pessoal estava interessado no meu projeto, pronto a coisa fluiu, é claro que eu ainda preciso estudar muito e logo, logo terei outras apresentações no entanto, passar por essa primeira etapa do meu trabalho e ver a reação positiva dos meus colegas e receber criticas positivas e construtivas das professoras foi muito encorajador! 
Infelizmente o número de espectadores foi muito restrito, o que deixou as professoras muito decepcionadas afinal, nós estamos na universidade e eventos acadêmicos também fazem parte da nossa grade curricular!  
Mesmo assim, com todo o desespero antecipado pelas próximas "provas de fogo" eu agradeço a todos os meus amigos que foram ao evento naquela manhã chuvosa de quarta-feira e ouviram com a atenção as minhas palavras.
Muito obrigada! 



PS: Como eu estava nervossissíma não tirei fotos mas, Igor se você conseguir pegar o vídeo da minha apresentação com a Sandra me passa o link! *_____*

2 comentários:

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D