7 de novembro de 2010
O estilo gótico

Bem estava navegando pela net quando vi algumas imagens de edifícios góticos e decidi saber um pouco a respeito dessa história: onde surgiu o gótico? Como?   E aqui vão as respostas que consegui:

Onde?
Nasceu em meados do século XII na arquitetura da região que hoje é a França.

Como?
O gótico foi um movimento cultural e artístico da idade média.

Expansão e Ramificações do estilo gótico:

O núcleo central do estilo resume-se inicialmente à zona da Île-de-France, que abarca a zona de Paris e arredores, mas estende-se eventualmente a todo o território francês e transborda mesmo para lá das fronteiras ramificando-se pela Europa ocidental, principalmente a norte dos Alpes. A expansão do movimento alastra com o tempo para Inglaterra, Alemanha, Itália, Polónia e até à Península Ibérica, embora aqui com menos impacto.
Seguindo as rotas comerciais o estilo é exportado e vai permanecer por algum tempo como uma estética de carácter estrangeiro e adaptado. Já no decorrer do século XIII impõem-se as influências regionais e o estilo assume, dentro de um mesmo eixo condutor, diversas facetas demarcadas pelas diferentes culturas e tradições europeias. Mas a corrente artística não vai permanecer imutável e, do mesmo modo que se ramifica, vai acabar por se influenciar mutuamente e formar um conjunto uniforme e homogéneo por volta de 1400, denominado Gótico internacional. A meados do século XV a área de domínio gótica começa a reduzir e está praticamente extinta um século depois quando o Proto-Renascimento lança as primeiras ideias.
Em geral verifica-se que, em termos de permanência temporal, o movimento artístico difere profundamente de local para local, podendo-se, no entanto, definir aproximadamente as diferentes fases que o compõem.

  • Gótico primitivo, ou Proto-gótico
Assumem-se as ideias base e dão-se os primeiros passos com a reconstrução da Abadia de Saint-Denis.
  • Gótico pleno, ou Gótico clássico
Aperfeiçoam-se as inovadoras técnicas de construção e entra-se na fase do domínio construtivo arquitectónico com o tempo das grandes catedrais.
  • Gótico tardio
A expressão artística torna-se menos ambiciosa, fruto da crise económica e da Peste negra do século XIV a par com uma religião mais terrena e mundana praticada pelas ordens mendicantes.

Dentro do estilo gótico não há apenas a arquitetura, há também as esculturas, a pintura de vitrais e as gárgulas:

Arquitetura:






Esculturas:














Vitrais:














Gárgulas:








*Espero que vocês tenham gostado e, se maravilhado com a beleza do estilo gótico.

Beijinhos  :*

Um comentário:

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D